terça-feira, 22 de julho de 2014

Por que um sacerdote usa roupas estranhas?

Qual o real significado de todas as roupas que um sacerdote usa?

Deus sabe que precisamos da Sua ajuda, do Seu perdão e da Sua bênção. Por isso Jesus, quando estava entre nós, chamou vários jovens para segui-lo. Ele os tornou seus discípulos para ensinar-lhes como é o Amor de Deus, e pediu que eles fossem por todo o mundo para levar este mesmo amor a todos os homens. 

Aqueles jovens levaram adiante aquela missão depois que Cristo subiu aos Céus: ensinavam como Jesus, amavam como Ele, cuidavam dos doentes e pecadores e “partiam o pão” entre os irmãos, como fez Jesus na Última Ceia.

No dia de hoje, chamamos “sacerdotes” aqueles que continuam aquele trabalho entre nós: jovens que se sentiram chamados a servir com o mesmo amor de Cristo em direção aos pobres, pecadores, sofridos e doentes. Para fazê-lo, eles precisam se preparar durante anos: estudando, rezando e respondendo positivamente àquilo que Deus pede a eles a cada dia, porque querem ser “um outro Cristo”, entre nós. 

Por isso respeitamos e amamos o sacerdote, porque é um homem escolhido por Deus. Ele recebe autoridade para nos ajudar, para perdoar os nossos pecados em nome de Deus e ministrar os sacramentos que nos enchem das bênçãos de Deus. Damos graças pelos nossos sacerdotes!

Um sacerdote deve revestir-se de Deus, e vejamos como se faz:

1. Sobre eles coloca-se uma túnica branca que representa a inocência e a pureza do coração do sacerdote.

2. Na cintura é amarrado o “cíngolo”, que representa a castidade, ou que o sacerdote está ligado somente ao amor de Cristo pela Igreja. 

3. Ao redor do pescoço está a estola, que é sinal da autoridade e do poder que Cristo concedeu ao sacerdote. O presbítero deve usá-la sempre para presidir a Missa ou para celebrar qualquer sacramento. 

4. Por fim se coloca a casula, que significa “pequena casa”, e representa a santidade do sacerdote que é defendido por Deus e quer defender todos nós sob o santo amor de Deus.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário