quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Bíblias mais importantes do mundo são disponibilizadas on-line

A Biblioteca Apostólica Vaticana (VIS) e as ‘Bodleian Libraries’ da Universidade de Oxford, disponibilizam online a partir desta terça-feira, 3, algumas das Bíblias mais singulares e importantes do mundo, além de textos bíblicos das suas coleções. Os textos digitalizados estão acessíveis no endereço eletrônico http://bav.bodleian.ox.ac.uk.

A iniciativa é o primeiro passo de um projeto de colaboração quadrienal entre as duas instituições que prevê a difusão no site de conteúdos digitais. Um comitê de acadêmicos e curadores de todo o mundo selecionou, para digitalização, uma parte das coleções de manuscritos em hebraico, Greco e Incunábulos das Bodleian e da Biblioteca Vaticana.

O processo de seleção procurou harmonizar exigências de estudo e necessidades práticas. Restauradores das respectivas bibliotecas colaboraram com os responsáveis pela conservação, com o objetivo de estabelecer não somente o valor dos conteúdos, mas também as condições de conservação das obras.

Embora já há alguns anos as duas instituições reproduzam por imagens digitais parte de suas coleções, este projeto fornece a ambas, a oportunidade de incrementar a escala e a capacidade numérica dos volumes efetivamente digitalizados, tomando muito cuidado em não expor as obras - muito delicadas, devido ao seu estado de conservação ligado à antiguidade - a eventuais danos.

O site recém inaugurado fornece imagens em escala, em boa resolução, o que permite um estudo e uma análise científica detalhada. O site compreende, além disto, algumas apresentações de vídeos e ensaios feitos por estudioso e apoiadores do projeto de digitalização, entre os quais Jean-Louis Bruguès, Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja, e o Arcebispo de Cantuária, Primaz da Igreja Anglicana.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário