sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Festa da Padroeira deve reunir 150 mil devotos em Aparecida

A festa da Padroeira do Brasil deve atrair cerca de 150 mil romeiros ao Santuário Nacional de Aparecida neste sábado, 12. A expectativa é do reitor do Santuário, padre Domingos Sávio, que garante uma boa recepção aos peregrinos.

No Canção Nova em Foco desta semana, a jornalista Jéssica Marçal conversa com o reitor sobre a devoção e a festa de Nossa Senhora Aparecida.
Padre Domingos acredita que a visita do Papa Francisco, em julho deste ano, estimulou a devoção dos brasileiros à Padroeira. "Ele foi um devoto. Certamente o gesto dele foi muito cativante". O reitor recorda que Francisco assumiu o gesto de um romeiro, até mesmo, querendo tocar o vidro diante da imagem peregrina. "Quem sabe, nós romeiros, cheguemos em Aparecida de um modo um pouquinho diferente, mais piedoso, como o Papa Francisco".

O Santuário, que somente em seu interior tem capacidade de acolher 35 mil pessoas, já tem reunido milhares de fiéis desde o dia 3 na novena preparatória. Neste ano, o tema "Com a mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa luz”, se refere aos mistérios luminosos do Santo Terço. No ano passado, foram meditados os mistérios gozosos, no próximo ano serão os mistérios dolorosos e em 2015 os gloriosos. “Isso para entrarmos no mistério de Nossa Senhora que é Jesus”, explica o reitor.

Os temas da novena são uma preparação para celebrar em 2017 o Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba.

Padre Domingos explica na entrevista que o Santuário Nacional recebeu um convite da diocese de Roma para participar simultaneamente, junto com outros nove Santuários Marianos, da oração do terço por meio de uma videoconferência, das 14h às 17h. Os romeiros que estiverem em Aparecida poderão acompanhar a transmissão por meio de quatro telões instalados pelo Santuário.

O reitor conta em detalhes a programação da festa no dia 12, explica por que houve algumas mudanças em relação aos anos anteriores e convida os romeiros a fazerem da festa um momento de escuta profunda da Palavra de Deus, para a partir de Nossa Senhora, pautar a vida no Evangelho. [Ouça]

Programação dia 12 de outubro

24h até 4h30 – Vigília
5h – Primeira Missa / Alvorada
7h – Segunda Missa (Missa das crianças)
9h – Missa Solene
12h – Manifestação popular com foguetório
13h30 – Consagração solene
14h às 17h – Terço – Videoconferência
17h - Procissão
18h – Quarta Missa
Após a procissão: Show musical / Show pirotécnico
21h - Última Missa

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário