terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dia do Nascituro marca encerramento da Semana Nacional da Vida

A celebração do Dia do Nascituro nesta terça-feira, 8, marca o encerramento da Semana Nacional da Vida, iniciativa promovida pela Igreja católica no Brasil desde 2005. A palavra nascituro é original do latim e significa “aquele que há de nascer”, que “foi gerado e ainda não nasceu”.

"O nascituro é aquela pessoa que ainda não veio à luz, mas já está vivendo no ventre materno e que merece todo carinho para que seja acolhido no momento de nascer, e acolhido pelo resto da vida. Para que possa ter uma família que o ama, e ter pessoas que cuidam dele ajudando a alcançar a maturidade", esclarece o Bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a família da CNBB, Dom João Carlos Petrini.

O Dia do Nascituro pretende resguardar os direitos do feto, enquanto ser humano que ainda está no ventre materno. Em todo o Brasil, inúmeras iniciativas marcam este dia de celebração e de defesa da vida.

Na cidade de Itu, Diocese de Jundiaí (SP), um ato público homenageará o Dia do Nascituro. O evento acontecerá às 19h30, no Sincomércio. Na ocasião será sancionada a Lei Municipal, de autoria do vereador Olavo Volpato, que institui o Dia do Nascituro no calendário do município.

Durante a solenidade, acontecerá um ato ecumênico com representação das igrejas cristãs. Estarão presentes autoridades civis, militares e religiosas, representantes das dez paróquias de Itu, grupos de jovens, catequistas, movimentos e pastorais.

Na Diocese de Uberaba (MG), os católicos se reunirão na Igreja Nossa Senhora da Abadia, a partir das 20h, para um momento especial de oração pela vida.

Já na cidade de Juiz de Fora, também em Minas Gerais, uma Missa, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, marcará o Dia do Nascituro. A celebração acontecerá às 19h30, na Catedral.

No sul do país, as comarcas de Joinville Norte e Sul, realizam nesta terça-feira, 8, a 2ª Caminhada da Vida, que tem como tema central “Cuidar da vida e transmitir a fé”.

Com essas e outras iniciativas, a Igreja Católica no Brasil busca defender a vida desde a sua concepção, especialmente neste dia dedicado àqueles que, por sua fragilidade, mais precisam de proteção.

Estatuto do Nascituro

Outro mecanismo de defesa da vida é o Estatuto do Nascituro (PL 478/2007), projeto de lei que recebe apoio da Igreja Católica e de outras entidades cristãs e não-cristãs que lutam pelo direito da vida.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (CEPVF), Dom João Carlos Petrini, em carta enviada aos bispos e arcebispos do Brasil, pede para que atividades públicas e também no âmbito da comunidade sejam realizadas para colher assinaturas em favor da aprovação do Estatuto.

A campanha servirá de apoio aos deputados que pedem alteração da Lei 12845/2013, que visa atendimento obrigatório às vítimas de violência sexual, mas que obriga também a administração da pílula do dia seguinte.

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Estatuto do Nascituro (PL  478/07 e cinco projetos sobre o tema que tramitaram em conjunto) no último dia 5 de junho. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), antes de ser votado pelo Plenário da Câmara.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário