terça-feira, 10 de setembro de 2013

Encíclica de Francisco ajudará a entender a pobreza


O Cardeal agostiniano Prosper Grech - que fez a última meditação antes de proceder às votações no Conclave que elegeu o Papa Francisco –, explicou que o Santo Padre está escrevendo uma encíclica sobre os pobres que também ajudará a entender melhor o voto de pobreza na Igreja. 

Em entrevista concedida ao Grupo ACI em Roma, o Cardeal de 87 anos disse que “não é fácil definir a pobreza porque este já não é mais um assunto de pobreza radical, mas uma encíclica sobre a pobreza ajudará as ordens religiosas a definir como vivê-la realmente nas nossas sociedades”. O Cardeal se refere à encíclica que escreve o Papa Francisco e que foi anunciada em maio por um bispo italiano. O texto teria como título “Beati pauperes”. 

A primeira Encíclica do Papa Francisco "A luz da fé" foi escrita com a contribuição de Bento XVI. Para o Cardeal, esta nova encíclica ajudará a definir “onde estamos em relação à pobreza” e precisou que o conceito varia de acordo ao lugar onde cada pessoa vive: “a pobreza na África significa uma coisa e nos Estados Unidos e Europa significa outra”. “É um assunto de proporção”, precisou.

Logo depois da eleição do Papa Francisco em 13 de março, o Santo Padre brincou com o Cardeal Grech: “bom, você nos deu uma boa meditação… mas olha o que saiu dela!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário