sexta-feira, 25 de março de 2011

Dom Murilo celebra na Caminhada Penitencial


O primeiro compromisso do novo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj com os fiéis da Arquidiocese será no próximo domingo, 27 de março, na Caminhada Penitencial. A atividade começa às 6:30 da manhã com uma celebração eucarística presidida por Dom Murilo, na frente da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.

Enquanto parte dos fiéis participam da missa celebrada na Igreja da Conceição da Praia, uma outra celebração acontece na Suburbana, no bairro do Lobato, na Igreja Nossa Senhora das Dores. No fim das missas, após a benção da água trazida pelos fiéis, todos saem em procissão e se encontram no Largo dos Mares de onde seguem até a Igreja do Senhor do Bonfim. Dom Murilo estará à frente da procissão animando o povo.

A caminhada que une dois grandes símbolos do catolicismo baiano: Nossa Senhora da Conceição (padroeira do Estado) e Senhor do Bonfim , costuma ser resumida pela frase: “Do colo da mãe, à mansão da Misericórdia’, em uma expressão que demarca não só os locais de partida e chegada da procissão, mas principalmente do sentimento de conforto e acalento encontrado nas figuras de Maria e Jesus.

Uma peculiaridade da caminhada penitencial é a participação massiva das pessoas, que aproveitam este período de conversão proposto pela quaresma para pedir perdão e se reconciliar com Deus. Para animar os fiéis ao longo do trajeto, carros de som participam da procissão, que é repleta de gestos marcantes, como a passagem da cruz pelas mãos do povo, a doação de alimentos às Obras Sociais Irmã Dulce, a peregrinação – símbolos que inspiram a comunhão espiritual, a unção, a vivência nova da fé. A caminhada até a Colina Sagrada é considerada um propósito de bênção para os católicos, que seguem dispostos a uma nova experiência de misericórdia em uma tradição mantida há mais de 20 anos.

FONTE: arquidiocese.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário