quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bispos auxiliares são transferidos para outras dioceses


Os bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador, Dom João Carlos Petrini e Dom Josafá Menezes da Silva foram nomeados respectivamente para as dioceses de Camaçari e Barreiras. O papa bento XVI publicou hoje pela manhã a nomeação do dois bispos e na Arquidiocese de Salvador o pronunciamento foi feito pelo Cardeal Arcebispo e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo através da Rádio Excelsior da Bahia.
Com as nomeações, o território da Região Episcopal São Tomaz de Cantuária composto pelos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Terra Nova, Candeias, Dias D’Avila, Madre de Deus e São Sebastião do Passé será desmembrado da Arquidiocese de Salvador e torna-se agora Diocese de Camaçari. Ao todo a nova diocese tem 18 paróquias e nove municípios. A cerimônia de instalação e posse em Camaçari acontece no dia 19 de fevereiro e contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.
Já para Barreiras ainda não há data de posse, mas a expectativa que a cerimônia aconteça em março de 2011. A diocese de Barreiras estava vacante deste agosto deste ano, com o falecimento de Dom Ricardo Weberberger. Até assumirem as dioceses, os bispos auxiliares continuam realizando as atividades que desenvolvem em Salvador. Hoje a noite, por exemplo, Dom Josafá Menezes dará posse ao novo pároco de Nossa Senhora de Lourdes, padre Kléber Santana, às 19 horas.
Durante o anúncio, Dom Geraldo agradeceu o tempo de serviço de Dom Petrine e Dom Josafá e destacou que Camaçari é mais um fruto de Salvador. “A Arquidiocese de Salvador agradece a Deus tantas iniciativas de que ela foi protagonista, primeira diocese do Brasil e também tantas inovações que tivemos e temos. Isso só me faz lembrar que foi com a ajuda de nossos bispos auxiliares que nós conseguimos. Que Deus abençoe estes pastores e dioceses.”

Fonte: arquidiocesesalvador.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário